Ana Vegana
Veganismo Consciente
   Home      Tipos de alimentação
 Vídeos relacionados:

Alimentação ácida e alcalina:

Tipos de alimentação:


 Tipos de alimentação:

Uma explicação simples mas aprofundada dos diferentes tipos de alimentações:

É comum a confusão entre os termos Protovegetariano, Ovo-lacto-vegetariano, Vegetariano, Macrobiótico, Vegano, Crudívoro e até Kosher. 

De forma resumida, temos:

Protovegetariano é o termo oficial usado para definir o individuo que abandonou algum tipo de alimento de origem animal mas ainda não é totalmente vegetariano. Parte-se do princípio que um proto é um protótipo de algo e, neste caso, pode ou não tornar-se vegetariano. Aqui se enquadram os ovo-lacto-vegetarianos, os ovo-vegetarianos, os lacto-vegetarianos, os que se abstém apenas de carne vermelha, entre outros. 
 
Ovo-lacto-vegetariano: é quem aboliu apenas a carne da sua alimentação mas continua ingerindo ovos, leite e derivados e utilizando outros produtos derivados de animais (couro, lã, seda, mel, etc.).

Lacto-vegetariano: É quem aboliu de sua dieta carnes e ovos mas ainda ingere leites e derivados. Também utiliza produtos de origem animal como couro, seda, etc. 

Ovo-vegetariano: É quem aboliu de sua dieta carnes e leites e derivados mas continua ingerindo ovo. Também utiliza produtos de origem animal como couro, seda, etc. 
 
Vegetariano: é quem aboliu carne, ovos, leite e derivados mas continua também consumindo produtos extraídos de animais, ou seja, usa couro, seda, pode também ingerir mel)

Macrobiótico: Alimenta-se basicamente de grãos, vegetais, soja fermentada, feijões, PEIXES, nozes, sementes e frutas. Não come carne vermelha nem aves, leite e derivados, açúcares, café, álcool, chocolate, produtos químicos, farinha refinada, etc. Não fosse a ingestão de PEIXES, poderia ser considerado um vegano estrito na alimentação embora a filosofia macrobiótica nada especifique sobre usar produtos animais como couro, seda, etc. 
 
Vegano: é quem aboliu da sua vida TUDO que se refere a animais, ou seja, não ingere nem usa nada proveniente de animais nem em forma de comida nem em higiene, etc. Isso inclui mel, lã, seda, couro, etc. Esta condição de vida é (ou deveria ser) própria da maioria dos ativistas das causas em defesa dos animais.
 
Kosher: é um termo que designa uma série de regras estipuladas pela Lei Judaica, sendo a principal não misturar carne com leite. Apesar de alguns leigos imaginarem ser apenas uma crendice dos judeus, é cientificamente comprovado que o organismo humano não digere bem os dois alimentos (carne e leite) juntos. 
 
Crudívoro: é quem tem alimentação conhecida como"alimentação viva" ou "comida viva" que é baseada em alimentos crus, frutas frescas ou secas (desidratadas) e também vegetais e grãos germinados.
 
Frugívoro: Este é um termo complexo pois na sua essência classifica um animal que se alimenta do fruto sem a semente. Numa explicação clássica temos que o termo vem do latim "frux = fruto; e vorare = comer, devorar" o que denomina um animal que alimenta-se basicamente de frutos sem causar prejuízo às sementes de uma planta, sendo estas eliminadas intactas por defecação ou regurgitação. Os animais que mastigam as sementes ou descartam a polpa para ingerir as sementes não estão neste grupo. Estes são classificados como granívoros (predadores de sementes). Na alimentação humana este termo "Frugívoro" tem sido usado para denominar pessoas que alimentam-se basicamente de frutas (chegam até 90% de consumo de frutas) mas também consomem vegetais, em alguns casos consomem nozes e sementes, neste caso, foge da denominação original de preservar sementes... Mas, em resumo, na alimentação humana,considera-se indivíduos que alimentam-se basicamente de frutas...

OBS: Diante de tantos termos, o correto seria classificar apenas vegetarianismo (alguém que se alimenta e utiliza somente vegetais), porém para melhor especificar cada nível de alimentação, a forma mais apropriada passou a ser que vegetariano apenas se alimenta de vegetais podendo em alguns casos utilizar-se de produtos com origem animal. E vegano é quem não utiliza nenhum tipo de produto que contenha origem animal. 

Acima de termos e explicações, o que vale é a consciência de estar salvando os animais da crueldade e cuidando da melhor forma da própria saúde humana, alimentando-se com mais consciência.