Ana Vegana
Veganismo Consciente
   Home      Veganismo e animais
 
 Difícil encontrar quem não ache lindos os gatinhos ou cachorrinhos,especialmente quando são filhotes. Mas é preciso lembrar que todos os outros animais também são lindos ou, no mínimo, úteis aos seres humanos. Os animais TODOS são VIDAS! Por isso devemos tratar a todos com carinho e com dignidade.

Sabe-seque, do boi, tudo é aproveitado, desde a carne até o couro. Portanto o boi não só cede sua carne como também matéria-prima para produzir sapatos, bolsas, cintos,gelatina neutra amplamente utilizada pela indústria alimentícia (chiclete,recheios, iogurtes, sorvetes, etc.)A gelatina hidrolisada (usada em cosméticos, dietéticos, bebidas, entre outros).A gelatina industrial (para adesivos, fósforos, etc)Na indústria farmacêutica (em cápsulas, comprimidos, drágeas, etc).O sebo é utilizado na produção de cosméticos, sabões, etc. Afarinha feita com a carne e ossos é utilizada na fabricação de rações para cães e gatos. E suas mucosas e glândulas são usadas até para produzir insulina,hormônios da reprodução, glucagon, oxitocina, entre muitos outros medicamentos para uso humano. Costuma-se dizer que “do boi aproveita-se até o berro” já que pode ser gravado e usado em sonoplastias variadas e sem direito ao estrelato nem aos cachês...

Se por um lado pode ser visto como um grande benefício aos humanos por outro é uma grande atrocidade o que se faz com estes animais.

Os casacos e estolas então sacrificam desde focas e chinchilas até raposas e linces, passando pelos coelhos. São milhões de animais por ano geralmente mortos a pauladas ou eletrocutados, isso depois de caçados violentamente ou criados em cativeiros degradantes. Isso apenas para serem exibidos em casacos e/ou estolas que podem perfeitamente ser produzidos de forma sintética.

Animais explorados em circos e espetáculos... que mais posso afirmar?

Estes e outros animais maltratados são exemplos da inutilidade de se tornar apenas vegetariano ou ovo-lacto-vegetariano. Que fique claro que NÃO critico o vegetariano nem o ovo-lacto-vegetariano. Respeito esta opção de alimentação porém, apesar de ser uma ótima iniciativa, deixar de consumir apenas a carne não influencia na matança destas espécies. Somente o veganismo consciente pode interromper esta corrente de destruição. 

E que fique bem frisado que abordo destruição principalmente do organismo humano. É de tanto ingerir produtos industrializados e repletos de inúmeros componentes nocivos (extraídos dos animais e também de agrotóxicos entre outros)  que o ser humano acaba adoecendo e necessitando de medicamentos (que serão extraídos dos animais), de tanto querer exibir poder e status o ser humano acaba gastando muito dinheiro em objetos de couro ou pele (que vem novamente do animal) quando poderia usar couro, pele sintéticos... Este assunto é polêmico e voltarei a escrever sobre ele em breve. 
 
 
Consciência:

*Sapatos e bolsas de couro sintético são mais baratos,não causam sofrimento animal e, se bem cuidados, duram muito tempo. 

O mesmo ocorre com casacos e estolas sintéticos, com preços bem mais acessíveis. 

*Leite vegetal é muito mais gostoso e nutritivo do que leite de vaca. 

*A comida vegana é muito saborosa e fácil de fazer.

*Lembrando sempre que o estilo de vida vegano (não ingerir nem usar nada proveniente dos animais) desintoxica o organismo, proporciona vida mais saudável e ainda livra os animais da matança desenfreada.